SERIGRAFIA

28-11-2010 18:51

 CURSO DE SERIGRAFIA 

- SUMÁRIO -

O QUE É SILK-SCREEN
O QUE SE PODE FAZER COM SILK-SCREEN
MATERIAIS UTILIZADOS
ACESSÓRIOS
COMO CONFECCIONAR A ARTE FINAL

COMO CONFECCIONAR TELAS
COMO ESTICAR O NYLON
COMO PREPARAR A EMULSÃO
MONTANDO A MESA DE LUZ
TESTAR A GRAVAÇÃO
COMO FOTOGRAFAR OU REVELAR UMA TELA
TIPO DE NYLON
TABELA DE TINTAS
SOLVENTES

Temos o prazer de tê-los como alunos deste curso, em que abrangeremos
tudo referente a impressão de materiais pelo processo conhecido como
SILK-SCREEN que é a prática mais comum e usada para realização de
trabalhos de boa qualidade, rápido e de baixo custo.

Esperamos que vocês não tenham dificuldades na aprendizagem. Em
verdade, todo tipo de trabalho só se torna perfeito depois de muita prática.
E junto a ela o conhecimento de todo o equipamento e materiais.

 

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2 Na presente apostila, procuramos mostrar, passo a passo, todo o
desenvolvimento do processo de impressão, materiais a serem usados e como fazer.

Desejamos que você encontre o mínimo de dificuldades e dúvidas. Se isso for alcançado, teremos então atingido o nosso objetivo.

 

 

 

O QUE É SILK-SCREEN?

 

Silk-Screen ou Serigrafia, é um processo relativamente simples que não
exige equipamentos sofisticados e caros, podendo ser realizado em
espaços pequenos como um quarto nos fundos de casa, ou uma pequena
garagem.

O princípio básico do Silk-Screen (do inglês "tela de seda") ou como
também é chamado de Serigrafia (do grego "escrita em seda") é a
impressão de uma figura em uma superfície através e uma tela.Esta tela,
ou matriz, é um tecido esticado e preso a um quadro emadeira, o qual
possui uma trama fina (nylon), que permite a passagem da tinta.

O desenho é gravado na tela com substâncias que vedam a trama nas
partes que correspodem ao desenho.Chamar este processo de Silk-Screen
ou Serigrafia é indiferente. Você encontrará os dois termos utilizados, nas
lojas de materiais, revistas especializadas, etc.

O Silk-Screen foi criado há muitos séculos, sendo utilizado pelos chineses
antigos, modernizando-se, com o passar do tempo, com os processos
industriais, a tela de seda foi praticamente substituída pelo nylon e pelo
poliéster, poisesses materiais são mais resistente as substâncias químicas
que usa para gravar e lavar telas.

Muitos trabalhos diferentes podem ser produzidos com o silk, desde a
estamparia de tecidos, até a impressão de automóveis, sinalização de rua e
circuitos eletrônicos. O processo para todos esses tipos de trabalho é o
mesmo: A gravação do desenho na tela e a impressão no material.

 

O QUE SE PODE FAZER COM SILK-SCREEN?          

 

A popularidade do Silk-Screen é merecida. Com este processo pode-se

realizar trabalhos de alta qualidade a baixo custo.

As agências de publicidade muitas vezes usam o Silk em materiais

promocionais, como: camisetas, folhetos e cartazes.

As empresas podem personalizar diversos objetos: canetas, pastas,
papéis de carta, porta lápis, isqueiros, ou até mesmo as portas dos carros
podem ser impressas com este processo.

Com tantas variedades de trabalho para um mercado consumidor tão

grande, já se pode perceber a importância deste processo.

A idústria colaborou muito para isto, desenvolvendo tintas e solventes

para cada tipo de material.

MATERIAIS UTILIZADOS

Rodo impressor - material utilizado para aplicação da tinta ao objeto a ser
impresso.
Quadro de madeira - componente básico da estrutura da tela.
Nylon(trama) - espécie de tecido utilizado para confecções de telas.
Emulsão e sensibilizante - esses dois tipos de componente, misturado a
proporções corretas, fazem parte da gravação da tela.
Matriz ou tela - é o composto final para execução da impressão.
Corda, grampeador, tachinhas - materiais que são utilizados para fixar o
nylon(trama) ao quadro de madeira.

ACESSÓRIOS

Calhas ou canaletas - servem para aplicação da emulsão(preparada) a tela.
Pincéis - em vários tamanhos(pequenos), para retocar as telas.
Cola permanente - especialmente para fixar tecido e outros materiais a
mesa de impressão.
Copos,recipiente plástico(graduados ou não) - para medir e misturar as

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tintas, emulsão.
Estopas, esponjas, trapos de pano - são acessórios de limpeza de telas,
mesa, rodos, etc.
Estilete - para recortar filmes, fazer arte final, cortar papel, etc.
Espátula - serve para colocar e retirar a tinta nas telas.
Fita crepe(larga) - serve para a vedação da tela, na preparação para a
impressão.
Secador - é um secador especial utilizado na área da serigrafia.
Tintas e solventes - Existem vários tipos de tintas para serigrafia, mas
básicamente se usam tintas a base d'água e tintas a base de solvente.
Cada tipo de material a ser impresso possui um tipo próprio de tinta. Cada
tinta por sua vez possui seu tipo de solvente. A consistência da tinta usada
dependerá do tipo do material e do nylon da tela.
Mesa de impressão - para a impressão, a tela precisa ser fixada a uma
mesa, o que pode ser feito com dobradiças comuns. As dobradiças
permitem que a tela seja abaixada e levantada sem perder o local onde
está apoiado. O material a ser impresso, o que é feito diversas vezes
durante a impressão.

Abaixo exemplos de materiais usados:

 

COMO CONFECCIONAR A ARTE FINAL

Material Básico:

 Canetas nankin (de preferência as de nº 0.5° 1.0)
 Letra decalc ou letra set
 Papel poliester ou vegetal

 

 


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SERIGRAFIA

Processo de impressão permeográfico que consiste de fazer passar por um molde permeá­vel a tinta que vai formar a imagem desejada na superfície final. No caso da serigrafia esse molde é uma tela de fios de nylon, seda, aço ou outro material, onde se “recorta” fotografi­camente uma imagem para ser impressa. Para isso é necessário um fotolito, emulsão foto­sensível e luz.

O processo ocorre nas seguintes etapas:

PRÉ-PRODUÇÃO:

É a impressão do fotolito, uma lâmina plástica transparente com a imagem impressa de maneira uniforme em preto puro. Não pode ter tons de cinza ou outra cor qualquer, e deve ser feito numa impressora a laser, ou à mão com nanquim.

TELA:

Antes de preparar a tela, esta deve estar bem limpa. Lavar com água e sabão para de­sengordurar. No escuro (luz vermelha), prepara-se a solução que será espalhada na tela. 10 partes de emulsão para 1 de fotosensibilizante, mistura-se bem e, com uma canaleta espalha-se na tela uma camada fina, uniforme, dos dois lados. Feito isso a tela deve secar (no escuro) sob o ventilador de 20 a 30 minutos. Depois de seca, a tela vai para a mesa de luz com o fotolito. Aqui deve-se cuidar a colocação do fotolito, para que na hora de impri­mir não saia espelhado. O fotolito fica entre a tela e a luz, na parte de fora da tela, e deve ser bem pressionado para que não entre luz entre o fotolito e a tela. O tempo de exposição varia com a quantidade de luz produzida pela lâmpada. Depois de exposta, ainda no escuro, a tela deve ser lavada até que a parte não exposta da emulsão saia e deixe vazado o espaço por onde passará a tinta.

As telas são reutilizáveis, basta remover a emulsão e aplicar uma nova. Para remover a emulsão da tela pode-se usar removedores especiais ou solventes, dependendo do tipo de emulsão que foi usado.

IMPRESSÃO:

O primeiro passo é colocar a superfície a ser impressa bem firme no berço. Isso pode ser feito com fitas (no caso de papel) ou colas especiais (para tecido).

Com a tela pronta e a camiseta bem presa, coloca-se a tinta na parte interna, ajeita-se sobre o local da impressão e com o rodo imprime-se a tinta. A passada deve ser firme, e a tinta deve alcançar todo o desenho. Tirar a tela com cuidado para não borrar.

MATERIAL:

TELA: presa, bem esticada e tensionada, num lastro. Dependendo da impressão desejada, do tipo de tinta ou de superfície a ser impressa, a escolha da tela pode variar no tamanho e na quantidade de fios. Por exemplo, para tecidos, telas entre 50 e 80 fios são o ideal, pois deixam passar bastante tinta, mas se a imagem a ser impressa for muito detalhada exige-se um número maior de fios para reproduzir os detalhes.

TINTA: varia conforme o lugar onde será impressa. Para tecido é uma tinta, para papel é www.insanus.org/cove

outra, etc. Alguns tipos de tinta exigem solventes especiais. A tinta de tecido é solúvel em água.

EMULSÃO: também varia conforme o tipo de impressão que será feita, pois certas emulsões podem se solubilizar sob certas tintas. A emulsão usada para impressão de tecido se desfaz sob água sanitária (quiboa, clorofina e quetais), thinner e outros solventes.

FOTOSENSIBILIZANTE

MESA DE LUZ: pode ter várias ferramentas que tornam o trabalho muito mais fácil, como vácuo, por exemplo, mas basicamente é uma caixa, com tampa de vidro transparente, com uma lâmpada dentro que produza luz suficiente para queimar o sensibilizante.

BERÇO: existem modelos variados, mas pode ser qualquer coisa firme que prenda a camise­ta. Para isso pode-se usar cola especial, goma arábica, etc.

GARRA: para produção em série pode-se utilizar uma garra presa a um local fixo, onde prenda-se a tela e berço.

RODO: de borracha ou outro material.

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Material Básico:

Moldura no tamanho necessário (de acordo com o trabalho a ser

executado). Nylon, corda, martelo, dobradiça para molduras.

Como fazer:

Cortar o nylon um pouco maior que a parte externa da moldura.

Lavar o nylon com sabão de coco,depois de bem enxaguado, fixa-lo sobre
a moldura, ainda molhado, prendendo-o com corda, tachinhas, ou
grampeador, fazendo com que fique sempre bem esticado.

Veremos adiante a ilustração passo a passo, como confeccionar as telas.

 
 

FOTO 1 - Material usado para este trabalho: nylon 77
fios,tachinhas (ou percevejos), tesoura, martelo,
estilete, quadro de madeira. Observe que o quadro de
madeira não está envernizado laca azul. O verniz ou a
laca só serão aplicados na madeira depois que a tela
estiver montada. O tecido deverá ser, pelo menos,
5cm maior que o quadro de madeira.

FOTO 2 - Começamos o trabalho por um dos lados doquadro. A primeira etapa é fazer uma dobra no pano.Sobre ela serão colocadas as tachinhas. Esta dobra éimportante para firmar o tecido e não deixá-lo desfiarcom facilidade. Lembre-se de trabalhar com o nylon

úmido, para esticar melhor o tecido. O nylon é muito

macio e precisa ficar bem tensionado.

FOTO 3 - Sobre a dobra, no canto do quadro,
colocamos a 1ª tachinha. Como a madeira do quadro
é macia, a tachinha entrará com facilidade, apenas
com a pressão dos dedos.

FOTO 4 - Mas apenas a pressão manual não é
suficiente para prender a tachinha ao tecido com
firmeza, é preciso mantê-la. Tome cuidado com a
força aplicada sobre a tachinha, para que a cabeça
não saia.

 

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FOTO 5 - Fazemos a 2ª dobra no tecido, colocando

uma tachinha e martelando para prendê-la bem.

FOTO 6 - Vamos prender o 2º canto do quadro. Para
fazer isto, puxamos levemente o tecido no sentido do
quadro de madeira, sem forçar demais. Se fier isso, o
tecido poderá rasgar onde está preso ou soltar a
tachinha já fixa.

FOTO 7 - Prendemos o 3º canto do tecido no quadro,
da mesma forma que prendemos o 2º canto:
puxamos o tecido levemente no sentido do quadro de
madeira e colocamos uma tachinha. Agora já temos 3
cantos do quadro com o tecido preso.

FOTO 8 - Para firmar o tecido, vamos colocar várias
tachinhas prendendo os dois lados que já possuem os
cantos presos. Colocamos as tachinhas distantes
umas das outras a uma distância equivalente a uma
cabeça de tachinha. Vamos fixando-as com a pressão
do dedo. Depois que todas elas estiverem no lugar,
martelamo-as para que fiquem bem presas ao quadro
de madeira.

FOTO 9 - Para prender o último canto que falta,
puxamos o tecido levemente nadiago nal. Agora é o
momento mais importante do trabalho, pois se o
tecido for preso errado a tela não terá

tensãosuficiente, podendo ficar com partes frouxas

ou enrugadas. Aqui podemos puxar o tecido com um

pouco mais de força que a já usada.

 
 

FOTO 10 - Colocamos tachinhas para prender o 4º
canto, sempre segurando o tecido esticado, para que
não afrouxe.

 

 
 

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FOTO 11 - Várias tachinhas devem ser colocadas e

marteladas para que o tecido fique bem firme.

FOTO 12 - Vamos proceder a esticagemtotal da tela.
Para isso, contamos com o auxílio de um pedaço de
madeira, que servirá de "alavanca" para esticar o
tecido. Este pedaço de madeira pressionará o tecido,
mantendo-o firme para pregá-lo.

FOTO 13 - A maneira correta de usar este tipo de
apoio é encaixá-lo ao quadro. Para isto, colocamos o
pedaço de madeira apoiado ao quadro, o envolvemos
no tecido da tela...

FOTO 14 - ...e o puxamos, encaixando o pedaço de

madeira no quadro da tela...

FOTO 15 - ...para que o tecido fique bem esticado e

firme para colocarmos as tachinhas.

FOTO 16 - Observe como o pedaço de madeira
garante a tensão do tecido para que o prendamos de
forma correta. Vamos colocando as tachinhas apenas
com a pressão manual, sem soltar o tecido.

 

 

 

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FOTO 19 - Outro modo de prender a arte final é colocá-la diretamente sobre o vidro da caixa de luz,colando-a com fita adesiva transparente,alisando-a bem...

FOTO 20 - ... e centralizando a tela sobre a mesa de
luz. Como você estará trabalhando no escuro, apenas
com luz colorida, pode ser que ache mais fácil colocar
a arte na tela. Existe um modo de colocar luz "piloto",
colorida, na mesa de luz, como mostraremos
futuramente.


FOTO 21 - colocamos a tela sobre a mesa de luz e
colocamos espumas sobre a tela. Observe que estas
espumas foram cortadas no tamanho da parte interna
da tela e têm uma altura de 10cm, aproximadamente.
A função desta espuma é firmar a tela, pressionando-
a contra o vidro da mesa de luz e contra a arte final,
para que o desenho e toda a tela emulsionada fiquem
bem expostos à luz.

FOTO 22 - Sobre a espuma colocamos uma tábua de
madeira. Esta tábua será usada para pressionar a
espuma...

FOTO 23 - ...como mostrado nesta foto. Você poderá
pressionar a tábua com as mãos ou colocando um
peso sobre ela. Se usar um peso, este deverá se
distribuir por igual pela tábua, pois é necessário que a
pressão sobre a tela seja a mesma em toda a sua
extensão.

FOTO 24 - A mesa de luz deverá ser acesa e
marcaremos 3 minutos para a gravação. Se você
confeccionar sua mesa de luz como foi ensinado, os 3
minutos serão suficientes para gravar corretamente a
tela.

 

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FOTO 25 - Após os 3 minutos apagamos a mesa de
luz e retiramos a tela. Ela deverá ser mergulhada em
água, para fixar. Depois de molhada, a emulsão deixa
de ser sensível à luz, podendo-se acender a luz do
local de trabalho. Você poderá ter, na câmara escura,
uma bacia com água para molhar a tela.

FOTO 26 - Agora a tela deverá ser lavada, para
remover a emulsão da área onde o desenho impeiu
que a luz passasse. Primeiro lavamos bem a tela com
água, para remover o sensibilizador.

FOTO 27 - A água deve ser jogada em jatos sobre a
tela, para remover a emulsão da área do desenho. É
neste processo que podemos verificar a qualidade da
gravação. Se a tela tiver sido pouco exposta, a
emulsão se soltará da tela em vários lugares, além do
desenho.

FOTO 28 - Se a tela tiver sido exposta por tempo
demais a emulsão não sairá do vazado do desenho
com facilidade. A tela do nosso exemplo foi gravada
corretamente. Observe como o vazado começa a
aparecer. O jato d'água está removendo a emulsão
dos locais onde o desenho protegeu a tela da luz.

FOTO 29 - Depois de lavarmos a tela, vamos secá-la.
Retiramos o excesso de água com um pano e
secamos, com secador.

FOTO 30 - Para completar a vedação da tela, colocamos fita adesiva no quadro de madeira...


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FOTO 31 - ...em toda a volta...

 
 

FOTO 32 - ...nas laterais do quadro de madeira...

FOTO 33 - ...e na parte interna do quadro.

FOTO 34 - Vamos imprimir uma camiseta com nossaprimeira tela gravada com emulsão? Colocamos umpapelão para proteger o interior da camiseta...

FOTO 35 - ...colocamos tinta e imprimimos!

FOTO 36 - Umedecemos a tela com uma camada de

tinta...

FOTO 37 - ...e a seguir, voltamos a tinta e

imprimimos com o rodo.

FOTO 38 - Para finalizar o trabalho, secamos com o

secador.

 

 

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Não se preocupe se sua primeira tela gravada com emulsão não ficar

muito bem gravada. Com a prática os resultados melhoram.

É muito importante que este processo de gravação de telas seja bemcompreendido, pois disto dependerá a a eficiência na execução de seustrabalhos.

Agora mostraremos como recuperar telas gravadas com emulsão

fotográfica para reaproveitá-las em novas gravações.


Veja passo a passo como recuperar suas telas:

 

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FOTO 1 -Limpe as telas, removendo toda emulsão, deixando-a preparada para uma nova gravação. Use água

sanitária comum.

FOTO 2 - Destaque as fitas adesivas que protegem o quadro de madeira para que nenhuma parte do tecido

deixe de ser umidecida com água sanitária.

FOTO 3 - Cubra as telas com o tecido. A água sanitária não deve ser derramada diretamente sobre o tecido da

tela, mas sobre o pano colocado sobre a tela

FOTO 4 - Coloque a tela sobre um vidro, ou faça a limpeza sobre uma pia comum.Atenção:nesta limpeza não

se usaágua.

 

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FOTO 9 -Esfregue a tela com a estopa embebida em
solvente, para remover restos de tinta. Este
procedimento deve ser feito também nas telas
gravadas com emulsão para tintas à base de água,

 

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FOTO 9 -Esfregue a tela com a estopa embebida em
solvente, para remover restos de tinta. Este
procedimento deve ser feito também nas telas
gravadas com emulsão para tintas à base de água,
pois serve para auxiliar e eliminar a "sombra"
evitando entupimentos na trama do tecido(nylon).

FOTO 10 - A seguir, coloque o amido de milho sobre

as telas...

FOTO 11 - ... espalhando bem. O amido de milho

também auxilia a remover a "sombra" da tela.

FOTO 12 -Fixe a tela na garra metálica e esfregue os
dois lados do tecido da tela com auxílio de duas
estopas...

FOTO 13 - ... fazendo pressão leve, pressione o tecido
com as duas estopas, uma contra a outra para evitar
raspar a tela.

FOTO 14 - O amido de milho remove o solvente e a
tinta da tela, tornando-a limpa e pronta para uma
nova gravação. Esfregue a tela até retirar todo o
amido de milho.

Abaixo veremos uma tabela sobre o tipo de nylon e em que material deve

ser usado.

 

QUANTIDADE DE FIOS POR

CM EM NYLON OU POLIÉSTERMATERIAL A SER IMPRESSO

36 a 44

Tecidos felpudos e atoalhados

50 a 77

Tecidos lisos e não muito finos, como brim,

as malhas e algodão

90 a 100

Retículas de até 12 pontos e desenhos

detalhados, tecidos lisos de qualquer

 

24

espessura

120

Papel, papelão, vidro, materiais
impermeáveis, madeira, couro, plásticos e
tecidos finos como a seda

150 a 180

Retículas finas, desenhos detalhados e

semitons

Veja agora a tabela de tintas e em que material deve ser usado.

TIPO DE

TINTAS

MATERIAL A SER IMPRESSOTEMPO DE SECAGEM

Vinílica

Papel, plástico, madeira, etc.Toque: 5 min

Definitiva: 1 hora

Acrílica

Tecido de algodão, poliéster,

tergal, tec.

Toque: 15 min

Definitiva: 3 hora

Sintética

Metal, papel, madeira,vidro,

etc.

Toque: 15 min

Definitiva: 6 hora

Puff

Tecido de algodão

Toque: 15 min (após esse

tempo fazer crescer com calor)

Epox

Metais,vidros, etc. (colocar

10% de catalizador)

Toque: 25 min

Definitiva: 48 hora

Eva

Usada em balões de látex,

borrachas, etc.

Toque: 5 min

Definitiva: 25 min

SOLVENTES

A utilização de solvente é feito de acordo com a tinta que você utilizou

para a impressão. Tal como se segue:
Thiner: utilizado em tintas sintéticas.
Vinílico: utilizado em tintas vinílicas, epox e eva.
Água-Raz ou querosene: utilizados para tintas epox e eva.
Água: utilizada em toda a tinta à base d'água, acrílica, puff, etc


pois serve para auxiliar e eliminar a "sombra"
evitando entupimentos na trama do tecido(nylon).

FOTO 10 - A seguir, coloque o amido de milho sobre

as telas...

FOTO 11 - ... espalhando bem. O amido de milho

também auxilia a remover a "sombra" da tela.

FOTO 12 -Fixe a tela na garra metálica e esfregue os
dois lados do tecido da tela com auxílio de duas
estopas...

FOTO 13 - ... fazendo pressão leve, pressione o tecido
com as duas estopas, uma contra a outra para evitar
raspar a tela.

FOTO 14 - O amido de milho remove o solvente e a
tinta da tela, tornando-a limpa e pronta para uma
nova gravação. Esfregue a tela até retirar todo o
amido de milho.

Abaixo veremos uma tabela sobre o tipo de nylon e em que material deve